0:00
0:00

Save as Playlist     Clear     Source: YouTube

Share with your Friends
Tó Carlos Free Music

Biography

Tó Carlos Free Music

Tó Carlos

Real name: António Carlos Coimbra

António Carlos Coimbra nasceu em Lisboa. O primeiro contacto com a guitarra e com a música aconteceu no Instituto Matono em Moçambique em 1970. Inicia-se aos 14 anos de idade, no ano de 1980, a actuar integrado no conjunto "Feed-Back" em que desempenhava as funções de Vocalista e Guitarrista. Já nessa altura compunha as suas primeiras obras originais.

Em 1986 começa a fazer o circuito dos bares em Lisboa. No ano seguinte faz cinco espectáculos por semana no Algarve. No mesmo ano é levado por Jorge Ganhão à editora "Discossete" onde grava o single "Xerizar".

No início de 1991 lança o seu primeiro LP, "Tó Carlos", totalmente cantado em inglês. Nesse ano dá voz a um trabalho dedicado à recordação de Elvis Presley, intitulado "The King`s Mix". Ainda com os The Jimmys grava, em 1992, um disco de "covers" intitulado "Anos 80" e um terceiro volume do disco "Lovely Sixties". Em Outubro de 1992 lança a solo o disco "Em Português".

Em 1993/94 começa a colaborar com Joaquim Pedro Gonçalves que escreve o poema "Ai Dona Inês", musicado e interpretado por si sob o nome Tó Carlos. Foi seleccionado entre 387 concorrentes e chegou à grande final do Festival RTP da Canção de 1994.

Em Setembro de 1995 é lançado mais o CD "Vem Cantar" onde contou com a colaboração de músicos conceituados como Mike Seargent (viola e teclas), Virgílio Marujo (bateria), Carlos Mateus (acordeão), Rogério Morais (cavaquinho e viola) e outros. Inclui o tema do Festival.

1997 foi o ano em que Tó Carlos efectuou a sua primeira incursão pelo teatro musicado compondo as melodias para a Opereta "O Feiticeiro de Oz", com texto de Mário Gomes Silvério, encenação de Fernando Guerreiro e direcção artística de Ricardo Cardoso. Em 1998 faz a música para a peça "Pinóquio" com encenação de Miguel Assis.

Foi o compositor de dois temas da Banda Sonora do filme "Sapatos Pretos"

Foi compositor e Autor em diversos Festivais Infantis e Juvenis, tendo arrecadado diversos prémios entre os quais - melhor música e melhor letra.

DESTAQUES

"Xerizar" 1987
"Tó Carlos" 1991
"Em Português" 1992
"Vem Cantar" 1995
"The Songs Elvis Didn't Sing" 2015

Com os The Jimmys:

"The King´s Mix" 1991
"Lovely Eighties" 1992
"Lovely Sixties" 1992