Biography
:format(jpeg):mode_rgb():quality(90)/discogs-images/A-6713174-1553870556-4997.png.jpg)
Sandro De Portugal
Real name: António Abreu dos Santos
António Abreu dos Santos nasceu a 29 de Maio de 1949, filho de um casal muito humilde e pobre, sendo seu pai enfermeiro, e sua mãe, vendedora ambulante, no bonito bairro de Alcantara-Lisboa.Aos 16 anos foi convidado por César de Oliveira a fazer parte da figuração de uma revista à Portuguêsa no Parque Mayer, em Lisboa. Em 1968 interrompe a carreira de bailarino por ter sido vitima de um grave acidente.
Pela mão do maestro Casal Ribeiro, entra em 1970 no mundo das canções e fados. Faz a sua primeira tournée por Angola, Moçambique, África do Sul e Rodésia, com o famoso empresário António Saavedra. No anos seguinte grava o primeiro single, intitulado “Meu amor amo-te”, pela editora F.F.
Em 1972 assina com a editora Portugal Cantante, de José Crispim, onde edita quatro singles e dois LP’s.
Em 1975, em Moçambique, grava, com o nome artístico de Tony Sandro, o primeiro disco de grande sucesso ("A minha mãezinha querida"). Várias convites para cantar em França, Bélgica, África do Sul, Rodésia, Suazilandia, Estados Unidos, Açores, Madeira, Espanha, etc.. A partir de 1977, altera o seu nome artistico para Tony Sandro.
Em 1976 regresso ao continente e apresentando-se nos clubes noturnos de todo o país.
Em 1978 recebeu disco de prata do LP Namorados. Entretanto infiltra-se na vida nocturna onde cantou quase em todas as boites do nosso País, de salientar o velhinho "TOSCO" e o "CACO", assim como no Fontória, Maxime, Nina e Tágide, entre outras.
A partir de 1986 dinamiza o Algarve com a abertura de um espaço noturno icónico na época, o grande “Califa”, em Faro.
Grava com nomes como os maestros Rocha Oliveira, Correia Martins, Jorge Machado, Pedro Ósorio, José Orlando, entre outros. Ramon Galarza ou os guitarrista António Chaínho e José Maria Nobrega, entre outras, e editoras discográficas, como IEFE Discos, Portugal Cantante, Lusosom, DicoNorte, Rapsodia, Alvorada, Percartex e outras, decide alterar até hoje o seu nome artistico para Sandro, onde tem 12 LP's, 14 SP's e 22 cassetes e 10 CD's.
Em 2015 lança o CD "Ternuras com Amor" pela Editora Espacial. Em 2018 lança o CD "Obrigado" com arranjos e autoria de Paulo Martins e dois temas de Tony Carreira.