0:00
0:00

Save as Playlist     Clear     Source: YouTube

Share with your Friends
Um Baile... Antigamente! by Charanga Rádio

Artists


Album Info

Release Date: 1958

Label: Rádio

Liner notes (in Brazilian Portuguese):

Numa época em que a invasão da música estrangeira no meio artístico brasileiro, é tão grande, deve ser louvado o gesto da FONOGRAFICA BRASILEIRA, editando êste LP.

Trata-se de um disco de reminiscências de uma época que passou, mas que deixou saudades. São músicas eminentemente brasileiras, que aqui estão gravadas pela Charanga Rádio, com os instrumentos e os arranjos que fizeram as delicias de nossos avós e que ainda agradam, sendo mesmo bastante populares nas cidades afastadas da orla maritima.

Para a gravação dêste LP, a FONOGRAFICA BRASILEIRA, reuniu os seguintes elementos e respecti vos instrumentos: 26 Americo da Fonseca (Tuba) - Baiano (Violino) India (Banjo)- Arikur Duarte (Violão) Trinca (Bateria)-Nelson M. Santos (Trombone) - João Batista (Ganzá e Réco-Réco)-Ercilio da Silva (Prato) e Roberto Pinheiro (Pandeiro).

Ao ouvirem as melodias executadas nêste disco, muitos se recordarão das retrêtas que eram realizadas nos corêtos de praça pública, muito populares mesmo no Rio, ha cerca de 30 anos.

Há músicas de todas as épocas reunidas nesta gravação. Algumas são originais, antigas mesmo. Outras vem do dominio público e aqui são apresentadas em arranjos dos artistas que as ouviram e delas gostaram, como é o caso de "Marcando a Quadrilha", de dominio público e apresentada num arranjo de Mario Zan.

Ha outras músicas que foram compostas especialmente para este Long-Play, mas respeitando o espírito e ritmo melódico de sua época. Está neste caso o "Maxixe Provocante", de Indio e Artur Duarte e as quadri lhas e rancheiras de Baiano.

Também merece especial destaque o trabalho de Zé Americo da Fonseca na tuba. Tocando um instrumento que foi abandonado pelas orquéstras modernas e só revive nas bandinhas e charangas, tem-se mostrado fiel a um culto que tem sabido honrar. Diversas vezes foi conversado para mudar de instrumento, mas ele não abandona a sua tuba. Músico brilhante, Ze Americo tem destacada atuação neste disco, sendo figura obrigatória de todas as faixas e sobresaindo como solista.

Ao prensar êste LP, a FONOGRÁFICA BRASILEIRA, quiz relembrar uma época que permanece na memória dos saudosistas, conservando uma espécie de arquivo de suas melhores melodias e também apresentar uma gravação que ensinasse às novas gerações, como se dançava antigamente. Todas as faixas foram gra vadas como música dançante e acreditamos que animará muito bailarico por este Brasil a fora.

Esta gravação obedecen ao contrôle técnico sonoro de Jorge Cardoso, apresentando na Face A, 13 minu tos de música e na Face B, 13, 30 minutos de melodias.

MAX GOLD